terça-feira, 3 de novembro de 2009

Mais um castigo...

Li hoje, algures na Net, que o Governo deu luz verde às taxas sobre pagamento com cartão (com efeitos a partir de anteontem). E a minha pergunta é: os portugueses já não estão suficientemente deprimidos e perturbados com a crise? Era mesmo preciso termos que nos sujeitar a um castigo destes? Já pagamos para ter uma conta, já pagamos por ter um cartão e agora mais outra taxa? Por este andar qualquer dia até na rua nos cobram por andar com dinheiro.

Previsões by Miss R* (qual Maya qual quê!):
Consumidores: ou passam a pagar com dinheiro e andar com o bolso cheio e com euros debaixo do colchão (e aqui encontro um potencial oportunidade para o mercado dos assaltos), ou recomeça a moda do cheque e eventualmente o aumento de cheques carecas.
Isto tudo leva a mais problemas de segurança e consequentemente uma maior necessidade e intervenção da PSP, mais processos em Tribunais e afins…
Comerciantes: perdem potenciais clientes e, consequentemente, vendas quando os clientes querem pagar com cartão e pura e simplesmente recusam-se a pagar esta taxa. Além disso, passam a ficar com caixas mais recheadas, logo outra oportunidade de haver mais assaltos. Portanto, mais problemas de segurança que poderão obrigar à contratação/reforço de vigilantes ou instalação/ampliação de um conjunto de equipamentos de vigilância. Consequentemente, maior propensão para intervenção da PSP, Tribunais e afins…
Bancos: vão ficar com mais atendimento ao balcão para levantamentos de "cash" (e não me parece que queiram contratar mais funcionários).
É que esta medida com toda a certeza fará multiplicar os levantamentos de dinheiro nas caixas de Multibanco. E depois, com tanta procura, é meio caminho andado para que também os Bancos queiram introduzir uma taxa de levantamentos, que tanto desejam.

Depois de anos a habituarmo-nos ao uso cartão e até à batalha para ensinar os mais resistentes ao uso do cartão (como os mais velhinhos), aumentando a segurança, minimizando dificuldades das lojas em terem trocos, em 2009 (ano de crise gigante, atenção!) e já tendo nós um rol de impostos a pagar, voltamos ao passado? Tá mal…
A DECO diz que a directiva é um incentivo à fuga aos impostos. Mais uma razão para juntar à lista de inconvenientes desta medida.
Ao contrário da maior parte dos países da zona euro, Portugal aceitou transpor a directiva comunitária que permite aos comerciantes cobrarem uma taxa sobre os pagamentos com cartão. Que tristeza!


Só espera que os comerciantes não adiram a esta medida.
Recuso-me a pagar esta taxa!

0 baloiçaram:

Enviar um comentário