sábado, 26 de dezembro de 2009

Vaivém de Natal

Bom, quanto às calorias ingeridas prefiro não me pronunciar sobre lamentável assunto. Um pneuzinho Michelin aqui e outro ali estão à espreita e os quilinhos a mais é certinho que estão a caminho.
Quanto ao departamento “Prendas de Natal”, querido Pai Natal parece que temos que acertar umas continhas. Imagino que a esta hora estejas a ressonar como um louco com essa barrinha grande no sobe e desce mas gostava de saber o que se passou contigo. Sim, gostava mesmo. Fingiste que não leste a minha cartinha, andaste a comer muito queijo, hein? Confessa lá que não te portaste lá muito bem comigo este Natal. Então, uma gaja comporta-se lindamente o ano todo, come e sopa toda (até repete!), faz todos os trabalhinhos de casa, perde tempo a redigir-te uma cartinha à século XXI toda cutxi-cutxi com a devida antecedência e depois vai-se a ver e ignoraste quase tudinho. Quase tudinho. Uma desgraça. Apenas acertaste no money, money, money. Mais nada. Niente. Ok, recebi uma box para ligar à TV para poder ver aqui na Ilha a SIC e a TVI (e não me cingir à RTP 1 e àquele canal regional maravilha) que dá um jeitão, um livro de uma autora que gosto, um cachecol com uma cor gira, um quadro-moldura moderno, um objecto de decoração fashion. Mas vamos lá a ver. Mais um porta-guardanapos? Já tenho alguns três. Pronto, o que vale é que este é alusivo ao Natal, senão ia para o monte dos “presentes a despachar para outros”. Mais uma fruteira ou saladeira ou lá o que é? Estou mesmo a imaginar o raciocínio “ah ela adora saladas e frutas, então vai levar com um recipiente próprio. Toma, pimba!”. Também já tenho uma colecçãozinha mais que suficiente, mas tudo bem. Já está ali empilhada nas outras que nunca se sabe se algum dia organizo um jantar para algumas 35 pessoas. Ah e também estava no meu sapatinho agullha uma tacinha. Que dá para pôr azeitonas, pastas, aperitivos, essas cosinhas. Pronto, está bem, já tinha outras (até bem mais giras), mas tudo bem. Fico com ela. Assim de repente acho que foi tudo.
Pai Natal gostava de te dar umas recomendaçõezinhas para o futuro. Sabes, é que estou fartinha de tralha ou, se preferires, prendinhas típicas de “enxoval”. Fartinha. É desde o berço. A madrinha presenteia com a primeira colherzinha de prata. Depois os avós amorosamente juntam-se à festa com toalhinhas de renda. Com as colchas bordadas. Com naperons. E os tios com uns bibelozinhos, tipo cãezinhos de loiça ou bonequinhas em gesso. Depois também chegam verdadeiras objectos-relíquias de viagens. Um paninho de loiça da Madeira, uma chavenazinha de Itália, um copinho de Áustria, um touro de Madrid, etc, etc, etc. Bem, dou por mim e ao longo dos aniversários, natais e recuerdos de viagens de outros tenho andado a acumular coisinhas de “enxoval”, sendo que uma parte significativa não são a minha cara. Pelo menos, por agora. Eu olho para essas tralhas. Depois olho para mim. Simplesmente não têm nada a ver, entendes? Olha Pai Natal, já estive mais longe de fazer uma selecção de relíquias para despachar e armar uma banquinha numa dessas Feiras que há por aí.
Oh velhinho barrigudo, por favor não me tragas da Lapónia mais bibelôs. Nem packs de copos. Nem travessas. Nem panos de loiça. Nem talheres. Nem toalhas. Nem naperons. Nem tupperwares. Sabes, depois é uma chatice dizer “não são bem o meu estilo”, “gosto mas já tinha parecido”, ou “gosto, mas já tenho imensos”. Acho que já deu para perceberes a ideia. Estamos conversadinhos, sim? Até para o ano!

0 baloiçaram:

Enviar um comentário