terça-feira, 18 de agosto de 2009

E a pilita de ouro de hoje vai para…

Tan ran tan tanas campanhas de comunicação da Salsiçor! Salsiçor- Salsisharia dos Açores, “A Super Qualidade”.

Há uns tempos era:





Fundo verdinho florescente para chamar a atenção dos automobilistas ou peões mais distraídos. A gaja supostamente picante está lá. Oh somos todos uns marotos, os que gostamos de cenas picantes. E toda a gente sabe que as melhores cenas picantes são as da Salsiçor, claro está. Digam todos comigo em coro: WWWWWOOOOOWWWWW! Não é por nada, mas as linguiças mais parecem um cagalhão (desculpem o termo) fresquinho, fresquinho. Mas eis que o picante também está lá, impregnado sobre a linguiça. E, pelos vistos, é isto que interessa comunicar…

Agora andam por aí uns outdoors com esta imagem:

Que apetecível (cof, cof). E o copy só me faz lembrar o da publicidade do Quitoso (lembram-se?): “Piolhos? Lêndeas? Quitoso elimina-os totalmente. Quitoso, loção e champô. Quitoso” (se bem que, ainda assim, este supera a da Salsiçor). Mas pronto, seja torrasco, queimasco ou cruasco, o que interessa é que basta que a matéria-prima seja da Salsiçor, para ter outro sabor (diz a marca).

E a peça da nova espetada com salsicha tem este destino:


Ai se me metem um flyer destes na antena da minha viatura móvel…ai ai ai…
Mas pronto! Inovaram, é verdade. Em vez de ser no pára-brisas, agora o último grito da moda são as antenas, que até servem de espeto para enfiar os pedaços de alimentos (antenasco?). Mas porque não no tubo de escape? Assim íamos aquecendo a “grelha” pelo caminho de tal modo que quando chegássemos a casa, a espetada de salsicha “tubo escapada” já estaria pronta para ser consumida! Torrasco, queimasco, cruasco ou tubasco, desde que os produtos sejam Salsiçor, terá outro sabor, não é verdade?

E os spots de rádio desta insígnia?- perguntam vocês. E eu digo-vos que também não perdem muito em os ouvirem (talvez menos mauzinhos do que as imagens, vá lá vá). Podem ouvir o do "torrasco, queimasco ou cruasco?" aqui (antenasco?), mas deixo-vos o copy porque o senhor da voz diz no final do spot para irmos treinando e como eu sou, além de obediente, muito generosa, resolvi escutá-lo algumas 15 vezes e escrevê-lo aqui para vos ajudar na tarefa:

“Olá amigos! Agora que o calor chegou apetece-vos churrasco, não é? Ahra, pois é! É nesta altura que surgem muito os artistas da grelha. Uns têm a habilidade de fazer um fantástico torrasco; outros são peritos em queimasco; e ainda há o-os que se orgulham do seu cruasco. Ahre. Mas aqui o Frederico vai contar-vos o seguinte: seja lá como for, um churrasco para ficar super saboroso tem que ser com produtos Salsiçor. Repitam comigo: Salsiçor. Vai, vai, Sal-si-çor. Isso! Vão treinando que eu já volto."

Então eu já treinei, está bem? Mas o senhor Frederico não precisa de voltar, está bem?

Das campanhas de comunicação que tenho observado nos últimos tempos, das que considero mais pirosas, destaco estas. Não sei de onde é que alguns retiram a ideia de que as campanhas como estas possam ser sexys, agradáveis, apetecíveis ou meramente aceitáveis. Até me parece um bocado pecaminoso colocar imagens como estas (tão bárbaras e com tão mau gosto) num blogue requintado como o meu, mas precisava de ilustrar a minha opinião sobre o que considero algo a puxar para o pavoroso.
Há uns tempos, o Açoriano Oriental (o mais antigo jornal diário de Portugal) noticiava "A Salsiçor tem uma máquina trituradora de fazer salsichas". Pois eu acho que ela vem mesmo a calhar para triturar a maioria das campanhas que por aqui andam...

0 baloiçaram:

Enviar um comentário