quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A minha alma está parva!

Não sei se hei-de rir ou chorar… Olhem, nem uma coisa nem outra! Contracção espasmódica e involuntária do diafragma, prosseguida de movimento de distensão e de relaxamento, através do qual o pouco ar que a contracção forçara a entrar no estômago é expulso com um ruído característico: soluços!

Num dos posts já baloiçados, tinha escrito em tom de brincadeira que da maneira que os ventos sopram, não me admirava nada que mais dia menos dia paguemos direitos de ingresso para ter um posto de trabalho... E parece que os primeiros sintomas já estão a fazer-se sentir: não é que o portal Empregos Online tem um novo serviço - o Job760 - que pretende tornar-se num one-stop-shop de emprego em Portugal? Nem queria acreditar! Estava aqui a gaja na sua saga da procura de emprego (que, nestes tempos de crise, só vê oportunidades que não interessam nem ao menino Jesus) e como que por magia observa um que lhe cativa! Q
uando clica na opção para ler mais sobre esse anúncio recebe esta estupenda mensagem: “A sua conta tem neste momento 0 créditos. O saldo não é suficiente para consultar a Oferta escolhida. Terá de proceder a um novo carregamento”. Neste caso o carregamento que tinha que efectuar era de 4 créditos. Opa, os meus sinceros parabéns à invenção desta palhaçada!!!
O serviço informa que “Para consultar a totalidade da informação da oferta e proceder à formalização da candidatura, terá que utilizar créditos. O número de créditos a utilizar é variável, dependendo se a oferta é mais ou menos difícil de encontrar. O carregamento de créditos na sua conta é um processo simples e célere. Poderá realizá-lo através de uma chamada telefónica para um número 760 inserindo o código indicado, ou através da utilização de e-vouchers.”

Não é pelos 60 cêntimos + IVA, mas pagarmos para poder visualizar o restante conteúdo de um anúncio de emprego e responder ao mesmo? Hã? Começa em 60 cêntimos e depois é um tal inflaccionar exponencialmente a tabela de preços, está-se mesmo a imaginar! E os concorrentes e o benchmarking?! Hein?!
E atenção, muita atenção que os créditos têm 24 horas! Pois, passar um dia stressada a tentar rentabilizar os créditos também querem, não é?! Cá pra mim tem ratoeira aqui metida: uma tentativa de xeque-mate para detenção de uma base de dados (sabe-se lá para depois vendem-la a quem) e obviamente ganhar mais algum, parece-me. E depois há outra questão que me assalta o pensamento: é que esta imagem só me faz lembrar aquelas marcas que depois de um nosso primeiro contacto começam a enviar-nos mensagens sem nos apercebermos que somos nós quem as está a suportar, até ao saldozinho do nosso bichinho móvel chegar ao tutano (como fazem sites com serviço de toques para telemóvel, um dos quais eu já fui vítima!). Quer-me parecer… Mas que realidade de mau gosto vem a ser esta???

What else?

0 baloiçaram:

Enviar um comentário