sábado, 25 de julho de 2009

A ervilha e as ervilhas

Em resposta ao desafio lançado pelo L. "ervilhas fazem bem... podes escrever um post sobre isso!", aqui está ele:
Hans Christian Andersen assina o conto de fadas intitulado “A Princesa e a Ervilha”:
“Era uma vez um príncipe que queria casar com uma princesa, mas com uma verdadeira princesa. Deu a volta ao mundo na esperança de encontrar uma menina assim, mas em vão. Princesas encontrou ele muitas, mas era difícil ter a certeza de que eram verdadeiras princesas. Havia sempre alguma coisa nelas que lhe parecia suspeito. Por fim, regressou ao seu palácio muito triste, porque desejava muito casar com uma princesa verdadeira.
Uma noite, desabou uma tempestade terrível; trovejava, relampejava, e chovia a cântaros. De súbito, alguém bateu à porta do palácio e o velho rei, pai do príncipe, apressou-se a abrir.
Era uma princesa, mas, santo Deus, em que estado a chuva e a tempestade a haviam posto! A água escorria-lhe dos cabelos e das roupas, entrava-lhe pela biqueira dos sapatos e voltava a sair pelos tacões. Todavia, afirmou ser uma verdadeira princesa.
«Isso é o que iremos descobrir», pensou a velha rainha. Sem dizer nada, entrou no quarto de dormir, tirou os lençóis e os colchões e colocou no fundo da cama uma ervilha. Em seguida, pegou em vinte colchões, estendeu-os sobre a ervilha, e sobre eles empilhou ainda vinte cobertas.
Era a cama destinada à princesa.
No dia seguinte, perguntou-lhe como passara ela a noite.
- Muito mal, na verdade! – respondeu. - Mal consegui fechar os olhos toda a noite! Sabe Deus o que tinha a cama; era qualquer coisa dura que me pôs a pele toda roxa. Foi horrível!
Ouvindo esta resposta, reconheceram que se tratava de uma verdadeira princesa, porque sentira uma ervilha através dos vinte colchões e das vinte cobertas. Que mulher, a não ser uma princesa, poderia ter uma pele de tal modo delicada?
O príncipe, convencido que ela era uma verdadeira princesa, tomou-a como esposa. A ervilha foi posta no museu, onde deve encontrar-se ainda, a não ser que alguém a tenha roubado. Aqui está uma história verdadeira".



Lições que retiro deste conto:
Na perspectiva das meninas e meninos:

# L1: se não comerem as ervilhas vão dormir mal à noite e não serão princesas/príncipes verdadeiras(os).
Na perspectiva da ervilha:
# L2: até pode ser bem pequenina, mas uma única ervilha pode causar muitas nódoas negras.


Em homenagem à Sra. ervilha, a Miss R* decidiu escrever um conto: “A Princesa e as Ervilhas”:
Era uma vez um príncipe que queria testar se uma princesa era verdadeira. E numa noite quente apareceu no Palácio da princesa, mesmo tendo um grande galo (causado pelas proezas típicas da condição de um príncipe). Chegado ao Palácio, e a certa hora informou a princesa sobre a sua intenção de passar a noite nos seus braços. Mas havia uma requisito a cumprir: era decisiva a possibilidade do príncipe poder "fazer gelo" para sarar o seu galo.
- Não tenho gelo- lamentou timidamente a princesa.
Ouvindo esta resposta, o príncipe pensou “Não é uma princesa verdadeira. Não posso dormir neste Palácio. Vou-me embora”. Até que a princesa revelou ter um saco com ervilhas congeladas. Ouvindo esta resposta, o príncipe
reconheceu que se tratava de uma verdadeira princesa!
Que mulher, a não ser uma princesa, poderia ter um congelador de tal modo recheado com um saco com ervilhas? E resolveu passar a noite com a princesa… Mais tarde, um pouco mais tarde, ao deitarem-se, a princesa foi buscar o tal saco com ervilhas congeladas para ser colocado sobre o galo do príncipe, e depois tapá-lo com o descongelador edredão. O príncipe estava com sono. Mas a princesa não. Então, pediu-lhe para lhe contar uma história de embalar, capaz de a fazer adormecer de forma mais veloz e pensar que a vida é tal e qual como um conto de fadas. Provavelmente, o príncipe não conhecia o conto de Hans Christian Andersen, nem se lembrou de algum outro. Mas a princesa não se importou; adormeceu a contar ervilhinhas (como quem conta carneirinhos) e a sonhar com a sopa de ervilhas em fase de descongelamento que iria confeccionar no dia seguinte. Quando acordaram, o príncipe perguntou-lhe como passara ela a noite.
- Acordei muita vezes - respondeu. - Sabe Deus a vontade que tinha de ter comido essas ervilhas antes de dormir.
Ouvindo esta resposta, mais uma vez o príncipe reconhecera que se tratava de uma verdadeira princesa! Que mulher, a não ser uma princesa, poderia ter prescindido de ter comido as ervilhas do saco antes de dormir, para o príncipe poder sarar o seu galo?
As ervilhas foram postas numa panela para comporem uma sopa, onde devem encontrar-se ainda a não ser que alguém a tenha comido.
E aqui está uma história.



Lições que retiro do meu conto:
Na perspectiva dos meninos e das meninas:
# L3: Princesa que é princesa verdadeira tem de ter o congelador com algo, preferencialmente … um saco com ervilhas!
# L4: Princesa que é princesa verdadeira prescinde de ter comido as ervilhas do saco antes de ir dormir (ver #L1) em prol da recuperação do galo do príncipe!
Na perspectiva das ervilhas:
# L5: é por serem tão pequeninas que recebem o prémio de "Melhor molde" (portanto, à frente do gelo, mesmo que picado).



Recadinhos de ervilha a todo o vapor: Tenham sempre ervilhas no congelador. Comam ervilhas. Valorizem o tamanho das ervilhas.


Eu já gostava de ervilhas. Depois de escrever este post, tornei-me fã!

4 baloiçaram:

Unknown disse...

Detesto ervilhas! É que nem vê-las! Só mesmo disfarçadas no meio de qualquer coisa (ex. arroz chao chao). Daí que a probabilidade de ter um saco de ervilhas no meu congelador é praticamente e assumidamente ZERO. Pensando bem, a probabilidade de me bater à porta um príncipe com um galo na cabeça a precisar de mimos também deve andar à roda disso... lol.. Mas, como uma gaja tem muita esperança!, tenho sempre gelo com congelador:):D

Anónimo disse...

Li e senti-me uma verdadeira princesa, principalmente n ponto da #L4!

A verdade verdadeira é que princesa que é princesa, tendo ou não tendo sacos de ervilhas em casa, fica sempre na esperança que um dia um verdadeiro principe apareça na sua porta com um galo na cabeça, porque ela vai dar sempre todas as ervilhas e tudo o mais o que tiver no seu congelador. O pior é que muitas vezes, por mais ervilhas que tenhamos, eles depois vão embora na mesma!

Um beijo enorme amiga!

Adorei o teu blog!

R

Miss R* disse...

Miga R: se se vão embora, então é porque não são os príncipes verdadeiros para ti.
Mas também pode ocorrer o contrário: podes ser tu a "mandá-los" embora por achares que não são os príncipes verdadeiros para ti. Solicitas que não apareçam mais no teu Palácio; alegas que não tens 1 saco de ervilhas, nem gelo...
Pode ocorrer os 2 casos, como bem sabes.

Miss R* disse...

Adenda: a tendência é a que sabemos...

Enviar um comentário