terça-feira, 21 de julho de 2009

Raios partam as formigas! O que motivará a uma Sra. Formiga cirandar aqui no meu pc? Hein? Qual o seu interesse em bazar da cozinha para explorar novas rotas e destinos? Hein?
O computador está sempre na sala, geralmente abancado no sofá e, que eu veja, não há indícios de haver por estas bandas grãos de açúcar ou restos de qualquer outro alimento apetecível a este insecto. É que este episódio está a tornar-se repetitivo. E isto é deveras inquietante! E porquê? Porque depois as marias comunicam-se entre si por feromonas e deixam a trilha definida para a restante cambada juntar-se à festa! Ainda agora vi uma. Daquelas bem pequeninas. Ao pé da tecla F6. Tentei jogar às apanhadas, mas a sacana fugiu e desistiu deste jogo. Preferiu antes brincar às escondidas ainda nem eu tinha fechado os olhos para contar até 10. E escondeu-se debaixo do teclado. Que espertinha! E procuro, procuro e nem rasto da fulana... Então resta-me continuar aqui no serviço de vigilância com um instrumento de ataque ao lado à espera que a madame decida reaparecer do esconderijo para poder bater 3 vezes com a mão no local da contagem “Um, Dois, Três, apanhei a Formiga”, antes de aparecer a última formiga jogadora a bater 3 vezes com a mão “Um, Dois, Três, Salvo Todas”! Mas o que será que há debaixo das teclas de tão apetecível? Será que a formiga viu no ecrã deste portátil alguma imagem de um bolo ou um de chocolate com aspecto delicioso e achou que o acesso era via backoffice? Vai não vai, já tenho um formigueiro jeitoso instalado debaixo do teclado.

E pior, enquanto escrevo este post, tive a triste ideia de ir ao wikipedia saber mais sobre a mirmecologia (estudo das formigas). Digito “f-o-r-m-i-g-a” e clico no pesquisar. Quanto à organização social das formigas, diz-se por lá: “Embora nem todas as espécies de formigas construam formigueiros, muitas fazem autênticas obras de engenharia, normalmente subterrâneas, com um complexo sistema de túneis e câmaras com funções especiais – para o armazenamento de alimentos, para a rainha, o “berçário”, onde são tratadas as larvas, etc”.
Estou a ficar deveras preocupada! Nem quero pensar o que se passa no mundo subterrâneo do meu teclado!

E filhinhos? “A função da reprodução é realizada pela rainha e pelos machos. A reprodução é feita pelo voo nupcial. A rainha vive dentro do formigueiro, é maior que as restantes formigas, perde as asas depois de fecundada e durante toda a sua vida põe ovos. Os machos aparecem apenas quando é necessário fecundar uma nova rainha, o que acontece durante um voo em que participam milhares de fêmeas e machos alados; depois da fecundação, os machos não são autorizados a entrar no formigueiro e geralmente morrem rapidamente".
Oh meu Deus…ainda tenho pr’aqui alguma praga de formigas!

"Outras tarefas incluem a procura de alimentos, construção e manutenção do formigueiro e sua defesa, e as funções de operário e de soldado. As operárias tomam conta da cria (ovos, larvas e pupas), fazem a limpeza do formigueiro e colectam o alimento. Já as formigas soldados guardam a entrada do formigueiro sem descanso".
Ai que me dá um chilique! Oxalá a formiga que acabou de entrar ao menos seja operária com Licenciatura em Limpeza!

Se essa danadinha (e eventualmente restantes membros da família) não sair daqui a uns instantes, vou ali buscar o aspirador e sugar, tecla a tecla, cada ranhurazinha! Ai vou mesmo!!! E vai tudo seguir em fila indiana numa mirabolante viagem num tubo a 1600 watts que lhes vai saber tão bem como a experiência de uma voltinha alucinante na montanha russa!


0 baloiçaram:

Enviar um comentário